Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A CERVEJA É DIURÉTICA

Para quantidades iguais de água e cerveja ingeridas, o organismo excreta bastante mais quando se bebe cerveja. Estudos clínicos, efectuados a pacientes em jejum, revelaram que os que haviam bebido 1 L de cerveja excretaram 1,012 L de urina enquanto que os que tinham bebido 1 L de água apenas excretaram 385 ml: a cerveja é, portanto, muito diurética.

Esta diurese é, também, acompanhada de uma eliminação de sódio superior à que se dá com a água. Para alguns fisiologistas a presença de compostos fenólicos na cerveja é a causa da diurese mas, para outros, o fenómeno tem a ver com o bloqueamento da hormona anti-diurética que ela origina. Agindo sobre a função renal, a cerveja permite, assim, eliminar resíduos da metabolização das proteínas e outros sais, como uratos, oxalatos, etc, em proporções mais importantes que as que se devem a outras bebidas.

by  Jean-Jacques De Blauwe, La bière, un atout pour la santé, editions Ellébore, 2002, p. 146-147

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se o assunto é do teu interesse comenta a valer. Se o assunto não te interessar comenta para entreter. Se queres criar polémica mantém-te anónimo. O importante é comentar que ganhamos á comissão!!!!