Páginas

quinta-feira, 20 de abril de 2017

4/20. A história (controversa) do dia da marijuana

Tudo começou em 1971, quando cinco estudantes norte americanos começaram a juntar-se todas as tardes, às 16h20, para fumar marijuana junto a uma estátua no campus onde estudavam.
Esta quinta-feira celebra-se, um pouco por todo o mundo, o dia da marijuana. A efeméride é ilegal, claro, mas tornou-se suficientemente popular para assumir uma dimensão mundial. E o dia 20 de abril não é por acaso.
Como explica a Time, tudo começou em 1971, quando cinco estudantes norte americanos começaram a juntar-se todas as tardes, às 16h20, para fumar marijuana junto a uma estátua no campus onde estudavam.
Durante o dia, era comum aqueles estudantes usarem o código ‘420’, precisamente em referência à hora combinada, para indicarem uns aos outros que se deveriam encontrar naquela tarde para fumar marijuana, na hora e no local do costume.
O código popularizou-se quando um dos jovens, Dave Reddix, conseguiu um emprego como roadie do baixista Phil Lesh, dos Grateful Dead. O termo acabou por ser ouvido entre os fãs da banda e, segundo a história mais conhecida, um círculo de fãs distribuiu panfletos na cidade de Oakland a convidar as pessoas para fumarem erva às 16h20 de dia 20 de abril.
Um desses panfletos acabou por ser entregue a um antigo jornalista da revista High Times, uma publicação a favor da legalização da canábis, que publicou o panfleto e continuou a utilizar o número associado ao consumo daquela droga.
O grupo dos cinco estudantes ficou conhecido como The Waldos, e a revista reconheceu-os como inventores do ‘420’, hoje mundialmente associado à marijuana.
De acordo com a Time, os cinco ainda vivem na Califórnia, continuam a ser amigos e reconhecidos como os criadores do código. Mas a explicação para a especificidade da hora não é extraordinária: as aulas acabavam às 15h, depois os jovens tinham atividades desportivas e por volta das 16h20 estavam livres.
Também há outras explicações mais alternativas para tentar justificar o dia da marijuana: há quem diga que a efeméride se comemora neste dia por ser a data de nascimento de Adolf Hitler, que era viciado em drogas, mas esta explicação não tem tido sucesso entre os principais defensores da legalização das drogas leves.
Há quem diga ainda que o número corresponda também ao código usado pela polícia para emergências relacionadas com o consumo de canábis, mas tal também não é verdade. O site LA Weekly reúne uma dezena de histórias sobre possíveis origens para o código, todas elas comprovadamente erradas.
Em: http://observador.pt/2017/04/20/420-a-historia-controversa-do-dia-da-marijuana/

Vejam também estas irmãs: http://www.jn.pt/mundo/galerias/interior/as-freiras-da-erva-que-cultivam-e-consomem-canabis-na-california-6233583.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se o assunto é do teu interesse comenta a valer. Se o assunto não te interessar comenta para entreter. Se queres criar polémica mantém-te anónimo. O importante é comentar que ganhamos á comissão!!!!