Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ando cá uma vida inteira a ensinar-lhes coisas úteis, ora vejam a origem da cerveja. Segundo a mitologia Suméria, Ninkasi, a Deusa da Cerveja nasceu de um relacionamento entre irmãos sendo uma entre oito filhos.
 
Os Sumérios viveram de 5000 a.C. a 2000 a.C onde hoje é o Iraque e são considerados a civilização mais antiga da humanidade. Dentre o seu legado estão inventos de suma importância como a roda, a escrita cuneiforme, a astronomia heliocêntrica, a domesticação de animais e, é claro, a Cerveja!
Na visão mitológica dos Sumérios, Enki era o Deus das águas Doces. A água tinha um significado relacionado com a sabedoria e por este motivo ele era também chamado de Deus do Conhecimento. Tinha por mulher a sua irmã Ninti (ou Ninhursag), a Deusa dos Relevos e a Deusa-Mãe do Pantheon sumério. Ninkasi, a Deusa da Cerveja, foi uma das oito crianças criadas para curar uma das oito feridas que Enki recebeu. Ela nasceu da “água fresca cintilante” e foi feita para “saciar o desejo” e “satisfazer o coração”.

Um poema sumério de 3.900 anos, homenageando a deusa Ninkasi, contém a mais antiga receita conhecida de cerveja (Sikaru, em sumério). Em 1989 a Cervejaria Anchor produziu uma edição limitada da Cerveja Ninkasi, feita de acordo com essa receita a partir do bappir (termo sumério para descrever um pão feito com cevada maltada e farinha de cevada), água, malte, mel e tâmaras. A receita não contém lúpulo ou outro ingrediente amargo, o que dá um sabor consideravelmente mais doce do que o das cervejas modernas.

Aprendam que eu não vivo sempre...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se o assunto é do teu interesse comenta a valer. Se o assunto não te interessar comenta para entreter. Se queres criar polémica mantém-te anónimo. O importante é comentar que ganhamos á comissão!!!!