Páginas

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Conselhos do Engenheiro Bethoven

Estava para aqui a pensar como inovar no blog, e não é que descobri que sou Licenciado em Engenharia do Ambiente ??? Assim, vou publicar, com assiduidade, alguns conselhos muito simples para optimizarem a vossa forma de prevenção ambiental.

Os próximos posts desta rubrica, acompanhando a crise em que vivemos, serão sobre formas de poupar água em casa. Começamos pela casa de banho....

Poupe Água Na Casa de Banho!!!


  • Tome duche em vez de banho de imersão de forma rápida e eficaz, ao ensaboar-se não deixe correr a água do chuveiro; (as partes intimas e entranhas lave só de 2 em 2 dias ehehe)
  • Utilize chuveiros de baixo caudal e fluxo turbulento (para tirar o surro), assim como compressores nas torneiras;
  • Sempre que tiver de esperar pela água quente no duche, encha um balde ou alguidar de água até ela atingir a temperatura desejada. Esta poderá ser utilizada para outros fins;
  • Enquanto escova os dentes ou se barbeia feche a torneira. Assim poupará 10, 20 ou mesmo 30 litros de água. Use o copo para lavar os dentes. (cuidado se tiver de ressaca!!!)
  • Nas lavagens de higiene pessoal, tape o buraco de saída da bacia e encha-a apenas com a água indispensável. Ao lavar as mãos, se deixar a torneira aberta poderá gastar 2 a 18 litros de água.
  • Em cada descarga do autoclismo gasta 10 a 15 litros de água. Deve utilizá-lo só quando for necessário; (deixe um calhau a boiar de vez enquando, cheira mal mas estamos em crise!!!)
  • Opte por um autoclismo de baixa capacidade ou de dupla dose e diminua o volume de descarga do autoclismo colocando uma garrafa cheia de água ou areia no depósito do autoclismo; (com a garrafa em 2 anos recupera o investimento no autoclismo)
  • Para saber se o seu autoclismo perde água ponha umas gotas de corante no depósito e se vir água corada na sanita, sem ninguém ter puxado o autoclismo, é porque existe uma fuga; (ou anda a evacuar tipo arco iris)
  • Não transforme a sanita em recipiente de lixo. Restos de comida, cabelos, papéis, cigarros vão para o lixo. (sanita é para sentar a peida!)

Fácil de falar, prático de efectuar....

em breve, Poupar Água na Cozinha.

2 comentários:

  1. olha-me para este armado em eng....dasssss

    ResponderEliminar
  2. A principal institução da aldeia do Ciborro, as P.F.C (ehehe) atribui, após intensa votação no seu blog os seus Prémios Dardo!

    Os premiados são:
    1º www.rocksbar.blogspot.com (36% votos)
    2º www.riderstt.blogspot.com/ (31% votos)
    3ºwww.ranchofciborro.blogspot.com/ (27% votos)

    Agora se quiserem continuar esta corrente que circula entre bloggers leiam o post em:

    http://pfciborrenses.blogspot.com/2008/11/ganhamos-um-scar-no-fdx-um-dardo.html

    e podem premiar outros blogs.

    Saudações Ciborrenses

    ResponderEliminar

Se o assunto é do teu interesse comenta a valer. Se o assunto não te interessar comenta para entreter. Se queres criar polémica mantém-te anónimo. O importante é comentar que ganhamos á comissão!!!!